Todos falam sobre meio ambiente. Mas o que é o meio ambiente?
Vivemos no planeta chamado Terra, e nele temos o meio ambiente. Este que tem envolvidas coisas vivas e as que não são vivas. O meio ambiente nos afeta diretamente, pois todos estes recursos naturais fazem parte do meio ambiente. Alguns deles: a água, o ar, a terra, rios, lagos, oceanos, as florestas, as árvores, as plantas, os animais, o nosso clima, o tempo... enfim ,todos estes recursos fazem parte do meio ambiente, e também de nossas vidas.
Afetando-nos direta e indiretamente, o meio ambiente é importante a todos nós seres humanos, sendo necessário o cuidado, juntamente com o cultivo de todos.
Todos os dias têm notícias de como prejudicamos a natureza. E esse mau-tratamento acarretado por nós será prejudicial num futuro muito próximo.
Já imaginou a humanidade sem água? Impossível não é mesmo?
Com toda certeza que é impossível a vida sem água, mas é isso que irá acontecer com este recurso natural, se nós não começarmos, por exemplo, a economia, ou a preservação dos mares, rios e também dos oceanos.
O mesmo ocorre com as nossas florestas, pois cada dia aumenta o número de matas sendo destruídas, tudo isso para o trabalho do homem. E o mesmo acontece com os nossos animais, sendo extintos e também inúmeras plantas de nossa flora, tudo sendo destruído.
Sem falar da poluição que convivemos diariamente, pois as fumaças que os carros soltam, e indústrias colaboram para que os índices da poluição só aumentem.
Portanto, sabemos perfeitamente que o meio ambiente é imprescindível para a vida humana, mas ainda existem muitos que não se preocupam com este benefício. Por isso, o mais saudável que aconteça é toda a humanidade tomar consciência da importância que o meio ambiente nos faz, começando as providências e as preservações, ou seja, mobilizando a todos. Pois sem estes recursos afetados: água, terra, ar, certamente não será somente o meio ambiente que sofrerá as consequências, pois os prejudicados serão os humanos também.
Quando somos alertados que ficaremos sem água, as pessoas teimam em achar que é um exagero ou que esse futuro próximo não vai chegar.
Dados do International Water Management Institute – IWMI mostram que, no ano de 2025, 1.8 bilhões de pessoas deverão viver em absoluta falta de água potável (mais de 30% da população mundial). Isto é como entregar uma sentença de morte a milhares de pessoas a cada dia que passa. É preciso ter em mente, mesmo que pareça óbvio, que a água é um elemento indispensável à vida humana, e para que a tenhamos no futuro, é preciso desde já consumi-la com precaução e responsabilidade.
Você acha que 2025 está distante?
Veja esse documentário de 2006, realizado por Brian Woods.
Esse filme nos alerta do quão é valioso o acesso à água. Muitos de nós, por não sofrer na pele esta escassez, não imaginamos o quanto é difícil para muitas pessoas obter um pequeno balde de água limpa para a própria higiene, ou muito pior ainda se for para matar a sede. Nele também vemos o caso da menininha que é excluída das brincadeiras na escola porque é suja e cheira mal, simplesmente porque não tem água em casa para tomar banho.
Quem quer uma vida dessas?
Será que precisamos ter tanto egoísmo? Vamos nos conscientizar e racionar, para que não falte para nós mesmos. Eu não quero ficar sem água, não quero que meus filhos fiquem sem água, e para isso não precisa muito esforço.
Nenhum comentário:
Postar um comentário