Páginas

domingo, 2 de outubro de 2011

Alfabetização Hoje

             
Você se lembra quando foi à escola pela primeira vez?
Nossa que medo, eu tremia de nervoso e euforia ao mesmo tempo, que alegria “vou aprender a ler”. E quando chegava a hora do material, era tudo tão lindo e maravilhoso, mas todos ou a grande maioria tinha cadernos iguais, não era como hoje que tem inúmeras capas para se escolher, mas mesmo assim não era menos prazeroso que hoje.
Então chegava à hora do livro, pura vibração, minha primeira cartilha, que coisa rica, com ela aprendíamos e nos divertíamos ao mesmo tempo. Ali se encontrava uma imagem e junto dela sua família. 
 Então chegava correndo em casa e já gritava do portão mesmo: “mãe, mãe eu já sei ler”. Abria a cartilha e começava a ler, as vezes esquecia, mas era só olhar pra figura e pronto já saia automático: La – Le – Li – Lo – Lu. E assim íamos conhecendo a família do alfabeto inteiro.
Mas como todas as letras são amigas, sempre se dão as mãos e assim se formam palavras, melhor se tornam nomes, quem não conheceu as amigas, Lalá, Lelé, Lili, Loló e a Lulu.

Era tudo tão mágico, divertido, alegre.
Sem contar que tínhamos que obedecer e respeitar os professores, eles eram autoridades longe dos pais, e ainda tínhamos o risco de repetir de ano caso não aprendêssemos.
O tempo passando e a “modernidade” chegando, fizeram novos estudos e chegaram à conclusão que a cartilha não era a aprendizagem correta, era lúdica.
 Imagina aprender por imagens, associação, repetições e decoração, totalmente ultrapassado. As crianças do mundo “moderno” devem aprender ler sendo estimuladas a agir e pensar sobre a língua.
Então no lugar de juntar letras e formar sílabas, juntar sílabas e formar palavras, juntar palavras e formar frases e assim os textos. 
Jogam o texto completo para a criança trabalhar a frase e então a palavra e depois a sílaba. Onde já se viu cozinhar o arroz pra depois plantar.
Lembro-me bem quando errava a professora não tinha dó de gastar tinta vermelha para marcar meu erro e me fazer corrigir para não errar mais.
HOJE, as crianças não erram, tudo faz parte do aprendizado, os professores são proibidos de marcar o erro, “deixa, quando chegar a hora a criança vai aprender.”
Repetir as crianças de ano porque não conseguiram assimilar as aulas, pra que, não precisa, no ano que vem ela aprende, vamos passar todas para o próximo ano.
PARA COM ISSO, nosso cérebro registra imagens, se a criança escrever, sal, com “u”, e por algum motivo registrar isso sem corrigir, ela sempre vai achar que sal é com u “sau”. Mas depois ela vai aprender que estava errado, vai sim, mas até lá vai escrever errado, esqueci é a criança que tem que assimilar como se escreve. Não seria mais fácil e rápido se a corrigíssemos na hora certa?
Na minha opinião esta tudo errado.
Os professores parecem coadjuvantes enquanto os alunos atores principais, não existe mais respeito. Mas esse assunto fica para outro tópico.
Pra mim deveria voltar à cartilha, como modo de alfabetização.
Meu filho mais novo, estava com uma certa dificuldade de aprender, por isso eu comecei a passar para ele lições em casa, do que eu me lembrava da época da cartilha, mas como hoje praticamente tudo se acha na net, consegui encontrar a famosa Caminho Suave, nome sugestivo para quem esta aprendendo a ler, não acham?
Agora meu filho esta bem melhor na escola, e vejo grandes progressos para ele.
Bom, galera, esse tópico foi como um desabafo para mim.
Para quem gostou, quem também queira recorrer para o Caminho Suave ou então quer apenas recordar e os mais jovens que nunca ouviram falar em cartilha, vou deixar aqui embaixo para vocês fazerem download.
É isso fiquem com Deus e até logo!
Bjkasss

http://www.megaupload.com/?d=XBXAT4E 
Se precisar de algum material didático, podem pedir que disponibilizo.
Eliana Picaglia Campaner

Nenhum comentário:

Postar um comentário