Páginas

sábado, 29 de outubro de 2011

Não deixe sua pele secar


Sessenta por cento do corpo humano é composto por água. A água é, não só o principal constituinte do sangue e de outros fluidos corporais, mas também está armazenada em todos os tecidos do corpo. O citoplasma, as células e paredes celulares contêm imensa água.
A pele é o maior armazenador de água, no entanto fica seca, irritada e com escamas.

Por quê?
Todos os dias cerca de 2 lt de água evaporam através da pele e nós nem notamos. Repô-la ao beber mais líquidos é benéfico, mas não é garantia de uma pele macia e saudável. O equilíbrio da hidratação é regulado pelas reações químicas nos tecidos, e não está diretamente relacionado com a quantidade de água que se bebe. Se fizéssemos uma aplicação tópica da água,  também não ajudaria muito.

A pele fica, de fato, macia e hidratada imediatamente depois do banho, mas isso acontece porque a camada mais endurecida (a camada externa da pele), que é formada por células mortas, absorve a água. Contudo, esta água não vai além das células superficiais. Cerca de 10 minutos mais tarde a água evapora, deixando a pele seca novamente.

A pele humana tem os seus próprios mecanismos de defesa contra a perda de hidratação. As nossas células produzem uma camada protetora que consiste em gordura, aminoácidos, compostos de açúcar e outros elementos solúveis em água ou em óleo. Juntos, misturam-se com a água evitando que esta evapore.

A água que fica retida na superfície da pele é absorvida pela sua camada exterior e a pele torna-se mais macia, aveludada e flexível. O calor ou o frio, pouca umidade, contactos frequentes com água ou com produtos de limpeza arruínam a camada protetora da pele e esta perde a sua capacidade natural de conservar a hidratação. Quando o nível de hidratação da pele cai cerca de 10% ela fica seca, irritada e com escamas. À medida que envelhecemos, os mecanismos de proteção da pele tornam-se mais lentos e a pele seca. Para algumas pessoas a pele seca é uma herança genética.

Apesar da camada exterior da pele ser formada  por células mortas, temos que cuidar dela. A sua função primordial é proteger as camadas de pele mais profundas, onde nascem as células. O uso regular de cremes hidratantes ajuda a prevenir a perda de água, reequilibra a hidratação e a elasticidade auxiliando o papel protetor da camada exterior da pele. Óleos, mucopolissacarídeos e ácidos gordos são largamente usados nos cosméticos para prevenir a perda de água.

Os ingredientes cosméticos mais eficazes para este efeito são  lipossomas,  ceramidas e esfingolipídios. Os lipossomas são esferas microscópicas que podem ser usadas para guardar água, vitaminas ou outros constituintes benéficos. Uma vez que estes elementos são semelhantes na sua estrutura à membrana celular, eles são facilmente utilizados pela pele. Conseguem penetrar a sua superfície, unir-se a ela e libertar as substâncias que transportam.

Os ceramidas e esfingolipídios são os elementos que mantêm as células cutâneas unidas para que as agressões ambientais não possam entrar nem a umidade sair. Os lipídios vão-se perdendo com a idade e a barreira de hidratação vai enfraquecendo. As pesquisas mostram que a aplicação tópica das ceramidas tem como efeito a produção de mais ceramidas, aumentando assim os lipídios e reforçando a barreira protetora.

Procure cremes com os ingredientes acima mencionados para manter a sua pele saudável e desafiar o tempo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário